Evento na Antiga Barragem do DNOS - Sede do SMK

No último sábado, o Projeto Canoagem na Escola promoveu o Dia da Canoagem e o Meio Ambiente na Sede do Santa Maria Kayak Clube localizada na antiga barragem do DNOS. A celebração reuniu pessoas de diversos pontos da cidade, além da comunidade local que participou de atividades de trilha ambiental no entorno do complexo, mateada e uma oficina de prática de canoagem.

A ideia dos idealizadores do projeto é aproximar a comunidade santamariense do conhecimento da prática de canoagem e a valorização do cenário do canoísmo, que revelou atletas para a seleção brasileira quando exerciam atividades na barragem. Esse é o primeiro evento no SMK depois que o projeto teve que sair do seu local de origem e passou a realizar suas atividades no lago atrás do Centro de Educação Física e Desportos, o CEFD na UFSM.

Para Margareth Fontoura, professora do Canoagem na Escola, é importante a realização de eventos como esse: “fico feliz que a comunidade tenha comparecido e que conseguimos o apoio para realizar as atividades, mas não podemos ficar somente com isso é necessária uma continuidade para que mais jovens sejam beneficiados”.

Luiz Fernando Lemos é um dos atletas com passagem pela seleção brasileira revelado pelo projeto, ele diz que a falta de apoio interrompe a criação de oportunidades para jovens saírem das ruas e terem chances de disputar pódios: “Santa Maria tem um dos melhores lugares para a prática no mundo, não podemos desperdiçar”.

O projeto que realizava atividades com até 100 alunos por dia, hoje funciona com dificuldades de estrutura, localização e sofre com a falta de apoio tanto dos órgãos políticos, quanto empresariais. Mas mesmo assim com o evento, a esperança de levar o esporte e o lazer em contato com o meio ambiente movimenta a comunidade a querer participar cada vez mais, é o que diz a professora Giane Lara: “É muito lindo ver as crianças participarem, esse contato com a natureza e o esporte é algo que ajuda a transformar a vida deles.”

Ficam os agradecimentos

O evento do último sábado só foi possível graças ao apoio dos seguintes órgãos e empresas:

Base Aérea SM – Ajudaram na limpeza da Barragem(tratores e soldados) além de fornecer um ônibus para o transporte de estudantes

Bombeiros SM – Ajudaram com salva-vidas, demarcações com bóias e bote a motor para monitoramento das atividades

Brigada Militar – Seus soldados auxiliaram

Carrefour – Contribuiu com lanches e frutas para a merenda dos jovens e crianças

Dep. Paulo Pimenta – Forneceu carro de som

Erva Mate Raízes – Forneceu água quente e mineral além de erva mate ao público presente

Unifra – Contribuiu com lanches, manutenção dos caiaques e Assessoria de Imprensa realizada por acadêmicos

Texto por: Dinis Cortes / Fotos: Eliana Linhares e Marcelo Figueiredo

Anúncios